Elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos avança em Paulista (PE)
Elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos avança em Paulista (PE)
Serviço Geológico do Brasil realizou, entre 4 e 14 de novembro, a 2ª etapa do mapeamento de áreas de risco no município
Paulista (PE) – A elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos está avançando em Paulista (PE). Entre 4 e 14 de novembro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) fizeram a 2ª etapa do mapeamento na cidade. O objetivo foi analisar o município e classificar os riscos, em um trabalho conjunto com a defesa civil municipal e lideranças comunitárias.
“A maioria dos setores de risco correspondem a risco de deslizamento nas áreas de borda dos tabuleiros dissecados ou a problemas relacionados às inundações nas ocupações inadequadas, próximas às planícies”, explicou o pesquisador Gilmar Pauli Dias.
Nesta etapa, foram visitadas as áreas de risco médio, alto e muito alto. “As áreas com grau de risco médio também estão enquadradas, pois são áreas de atenção que necessitam de medidas não estruturais para evitar o agravamento no local”, complementou Dias.
Com o mapeamento, será possível identificar os locais mais suscetíveis a riscos geológicos (como deslizamentos e inundações) e indicar a probabilidade de ocorrer algum desastre. Além disso, o SGB irá sugerir medidas que podem ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos.
A 3ª etapa do mapeamento em Paulista (PE) está prevista para janeiro. Além do município pernambucano, o SGB também está elaborando PMRRs em Teresina (PI), Goiânia (GO), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS).
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br