Diálogos favorecem cooperação entre Brasil e Arábia Saudita na área das geociências 

25/07/2024

O Serviço Geológico do Brasil recebeu, nesta quinta-feira (23), a visita de uma comitiva do Ministério da Indústria e Recursos Minerais do Reino da Arábia Saudita

Foto: Gustavo Serrate/SGB

Brasília (DF) – O Brasil e a Arábia Saudita, que já são importantes parceiros comerciais, avançam para fortalecer a cooperação no campo das geociências. Nesta quinta-feira (25), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) recebeu a comitiva do ministro da Indústria e Recursos Minerais do Reino da Arábia Saudita, Bandar Alkhoraye, para uma reunião que teve como objetivo prospectar novas oportunidades técnico-científicas, relacionadas à mineração sustentável, transição energética, segurança alimentar e riscos geológicos.

Participaram dos diálogos o diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Paulo Romano; o chefe do Centro de Geociências Aplicadas (CGA), Noevaldo Teixeira; o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Victor Saback; e os assessores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais Lúcia Travassos e Marcos Ferreira. 

Romano destacou que a relação entre o Brasil e a Arábia Saudita é extremamente propícia para parcerias nas áreas geocientíficas. “Devemos buscar objetivamente as melhores formas de cooperação para o desenvolvimento das geociências em nossos países”, afirmou. O diretor acrescentou: “O Brasil tem atraído atenção devido à questão energética e temos um potencial para novas descobertas que podem se concretizar”. 

Foto: Gustavo Serrate/SGB


Fortalecimento institucional 


Durante a reunião, o Eng. Khalid Almodaifer, vice-ministro para Assuntos de Mineração, demonstrou interesse em avançar nos diálogos com o SGB. “Temos um serviço geológico sólido, mas buscamos fortalecer os laços e ampliar o trabalho que realizamos. Queremos ter o Brasil como parceiro para desenvolver a geologia no mundo e impulsionar o Serviço Geológico do Arábia Saudita (SGS)”. 

Na avaliação do assessor de Assuntos Internacionais do SGB essa reunião preliminar, motivada pela Arábia Saudita, abrirá caminhos para o SGB expandir a presença internacional. “Esse encontro marca o início de uma série de atividades que culminarão em um acordo de cooperação para institucionalizar as relações entre os serviços geológicos do Brasil e da Arábia Saudita”.  

Nesta sexta-feira (26), a comitiva saudita visitará a sede do SGB no Rio de Janeiro.

O próximo passo será a realização de análises técnicas para identificar oportunidades e trabalhos a serem feitos de forma conjunta.

 

Transição energética

 

Uma das possíveis linhas de atuação será a descoberta de minerais estratégicos para transição energética. A Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, busca diversificar a matriz energética. Neste contexto, o chefe do CGA, Noevaldo Teixeira, ressaltou a importância das pesquisas SGB: “A transição energética depende de novas descobertas, principalmente  de cobre, níquel e cobalto. Temos um papel muito importante para indicar áreas potenciais, o que contribui para mitigar os riscos para os investidores e incentivar o desenvolvimento do setor produtivo”, disse.

O vice-ministro para Assuntos de Mineração do Ministério da Indústria e Recursos Minerais do Reino da Arábia Saudita reforçou que a intenção é “trabalhar junto para encontrar mais minerais no Brasil e na Arábia, além de promover inovações tecnológicas e fortalecer as capacidades técnicas”. 

A convite da comitiva ministerial saudita, em janeiro de 2025, os pesquisadores do SGB participarão de um encontro anual entre serviços geológicos internacionais, promovido no país do Oriente Médio.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil apresenta novo projeto focado na descoberta de minerais críticos para a transição energética

Inicialmente serão priorizadas as regiões de Alta Floresta (MT), Tapajós (PA) e Araçuaí (MG)

25/07/2024

Estudos que contribuem para a gestão das águas da Bacia do Rio Verde Grande são destaque durante evento em Montes Claros (MG)

Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em conjunto com usuários e órgãos gestores estaduais, se encontram para compartilhar visões sobre questões hídricas da região

23/07/2024

Mapas de favorabilidade estimulam pesquisas e desenvolvimento do setor mineral brasileiro

Estudos visam avançar no conhecimento geológico do território nacional e fomentar investimentos do setor produtivo e novas descobertas minerais

22/07/2024