Brasil avança com plataforma que poderá posicionar o país como potência agroambiental

14/08/2024 às 20h45  | Atualizado em: 14/08/2024
Ouvir Notícia

Solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) viabiliza módulo digital do Projeto IS-Agro, liderado pela Embrapa Solos 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Brasília (DF) – O Brasil avança na construção do Projeto IS-Agro, que garantirá a transparência de indicadores da agropecuária nacional e poderá posicionar o país como uma potência agroambiental. Com solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a iniciativa é liderada pela Embrapa Solos e deve ser lançada ainda neste ano. Para alinhamento sobre o projeto, foi realizada reunião de trabalho no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), ao longo de terça (13) e quarta-feira (14). 

Participaram da reunião o ex-diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB Paulo Romano; o coordenador do Núcleo de Data Science do SGB, Carlos Eduardo Mota; e o líder do projeto pela Embrapa Solos, Pedro Freitas.


Na ocasião, o coordenador do Núcleo de Data Science do SGB, Carlos Eduardo Mota, apresentou a metodologia usada para a elaboração do módulo digital IS-Agro. “Este módulo corresponde a um projeto em desenvolvimento de engenharia de dados, onde há um sistema de coleta automatizada de dados de diversas origens, para fins de cálculo dos indicadores agro-socioambientais (IAS), para avaliação da sustentabilidade da agricultura brasileira”, detalhou o pesquisador da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).

Serão considerados o indicador de sustentabilidade da agricultura (IS-Agro) – como medida objetiva do uso racional dos recursos naturais e insumos agropecuários – e o índice de sustentabilidade Empresarial do Agronegócio (ISE-Agro), que  reflete a responsabilidade social e ambiental  do produtor rural ou empreendimento agropecuário. 

Procedimentos internacionais para a estimativa dos indicadores nem sempre estão adequados ao contexto nacional e desfavorecem o país em rankings de outros países. No entanto, o projeto irá considerar metodologias de outros órgãos, como da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, quando necessário, propor ajustes.


Ambiente digital acessível e simplificado 

Os indicadores da eficiência social, ambiental e econômica serão exibidos em painéis para mostrar o real desempenho da agropecuária brasileira. O objetivo é apoiar o planejamento estratégico de órgãos governamentais, como o MAPA, para monitorar, formular e implementar políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e para a segurança alimentar. Além disso, a transparência dos dados contribui para atrair investimentos e fortalecer as relações comerciais do país. A plataforma será também um indutor de boas práticas de sustentabilidade socioambiental.

O SGB e a Embrapa Solos já são parceiros em outros projetos. Para o líder do projeto IS Agro, Pedro Freitas, pesquisador da Embrapa Solos, essa cooperação é fundamental para alcançar os objetivos e ter resultados positivos: “O SGB tem um domínio muito grande sobre as questões da engenharia computacional e reúne competências que nos ajudam a desenvolver o módulo digital, o banco de dados, a homepage, a plataforma e os painéis, de maneira muito mais eficiente”.

O projeto, que teve início em 2022, conta com financiamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED nº 450/2021, 23/12/2021). A iniciativa é desenvolvida pela Embrapa Solos, em parceria com Embrapa Agrobiologia, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa DEPI/SPNG e Serviço Geológico do Brasil.
Paulo Romano, ex-diretor do SGB

A reunião de trabalho contou com a participação do ex-diretor da DIG Paulo Romano, que também é ex-secretário-executivo do MAPA (1974-1979). Romano foi homenageado e ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SGB: “Com essa parceria, o Serviço Geológico do Brasil cumpre a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico”. 
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Negro já está mais de 3 metros abaixo da cota de normalidade em Manaus (AM)

Nesta sexta-feira (13), rio chegou à marca de 16,75 m na capital amazonense, conforme aponta o Serviço Geológico do Brasil

13/09/2024

Pesquisadores do SGB participam de discussões sobre sustentabilidade e clima em Natal

Evento ocorreu de 9 a 13 de setembro, no Complexo Tecnológico de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

13/09/2024

Projetos brasileiros estratégicos contribuem para a construção global de uma economia de baixo carbono

A diretora Sabrina Góis apresentou ações do Serviço Geológico do Brasil durante o Fórum Geotérmico Internacional e no 5º Simpósio de Geociência de Wutai, na China

13/09/2024