Brasil avança com plataforma que poderá posicionar o país como potência agroambiental

14/08/2024
Ouvir Notícia

Solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) viabiliza módulo digital do Projeto IS-Agro, liderado pela Embrapa Solos 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Brasília (DF) – O Brasil avança na construção do Projeto IS-Agro, que garantirá a transparência de indicadores da agropecuária nacional e poderá posicionar o país como uma potência agroambiental. Com solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a iniciativa é liderada pela Embrapa Solos e deve ser lançada ainda neste ano. Para alinhamento sobre o projeto, foi realizada reunião de trabalho no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), ao longo de terça (13) e quarta-feira (14). 

Participaram da reunião o ex-diretor de Infraestrutura Geocientífica do SGB Paulo Romano; o coordenador do Núcleo de Data Science do SGB, Carlos Eduardo Mota; e o líder do projeto pela Embrapa Solos, Pedro Freitas.


Na ocasião, o coordenador do Núcleo de Data Science do SGB, Carlos Eduardo Mota, apresentou a metodologia usada para a elaboração do módulo digital IS-Agro. “Este módulo corresponde a um projeto em desenvolvimento de engenharia de dados, onde há um sistema de coleta automatizada de dados de diversas origens, para fins de cálculo dos indicadores agro-socioambientais (IAS), para avaliação da sustentabilidade da agricultura brasileira”, detalhou o pesquisador da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG).

Serão considerados o indicador de sustentabilidade da agricultura (IS-Agro) – como medida objetiva do uso racional dos recursos naturais e insumos agropecuários – e o índice de sustentabilidade Empresarial do Agronegócio (ISE-Agro), que  reflete a responsabilidade social e ambiental  do produtor rural ou empreendimento agropecuário. 

Procedimentos internacionais para a estimativa dos indicadores nem sempre estão adequados ao contexto nacional e desfavorecem o país em rankings de outros países. No entanto, o projeto irá considerar metodologias de outros órgãos, como da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, quando necessário, propor ajustes.


Ambiente digital acessível e simplificado 

Os indicadores da eficiência social, ambiental e econômica serão exibidos em painéis para mostrar o real desempenho da agropecuária brasileira. O objetivo é apoiar o planejamento estratégico de órgãos governamentais, como o MAPA, para monitorar, formular e implementar políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e para a segurança alimentar. Além disso, a transparência dos dados contribui para atrair investimentos e fortalecer as relações comerciais do país. A plataforma será também um indutor de boas práticas de sustentabilidade socioambiental.

O SGB e a Embrapa Solos já são parceiros em outros projetos. Para o líder do projeto IS Agro, Pedro Freitas, pesquisador da Embrapa Solos, essa cooperação é fundamental para alcançar os objetivos e ter resultados positivos: “O SGB tem um domínio muito grande sobre as questões da engenharia computacional e reúne competências que nos ajudam a desenvolver o módulo digital, o banco de dados, a homepage, a plataforma e os painéis, de maneira muito mais eficiente”.

O projeto, que teve início em 2022, conta com financiamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED nº 450/2021, 23/12/2021). A iniciativa é desenvolvida pela Embrapa Solos, em parceria com Embrapa Agrobiologia, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa DEPI/SPNG e Serviço Geológico do Brasil.
Paulo Romano, ex-diretor do SGB

A reunião de trabalho contou com a participação do ex-diretor da DIG Paulo Romano, que também é ex-secretário-executivo do MAPA (1974-1979). Romano foi homenageado e ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SGB: “Com essa parceria, o Serviço Geológico do Brasil cumpre a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico”. 
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Mesmo após chuvas na Bacia do Rio Paraguai, cotas seguem abaixo da média 

Dados são apresentados no novo boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (14)

14/08/2024

Cabas: estudos sobre hidrologia isotópica contribuem para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos

Pesquisadores apresentaram dados nesta quarta-feira (14), no Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas 

14/08/2024

Cabas: Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas) é essencial para gerar dados qualificados 

A Rimas, do Serviço Geológico do Brasil, foi destaque nesta quarta-feira (14), no Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

14/08/2024