Bacia do Amazonas: níveis dos rios seguem em processo de descida

02/08/2024
Ouvir Notícia

As bacias dos rios Solimões, Purus, Madeira e Amazonas já registram cotas abaixo da faixa de normalidade para o período 


 

Foto: Reprodução

Brasília (DF) – Os níveis dos rios seguem em processo de descida (vazante) na Bacia do Rio Amazonas, conforme indica o 31º Boletim Hidrológico da bacia, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta sexta-feira (2). De acordo com os dados, nas bacias dos rios Solimões, Purus, Madeira e Amazonas as cotas estão abaixo da faixa de normalidade para o período. 

Em Porto Velho (RO), o Madeira já registra a cota mais baixa para a época: 2,3 m. No entanto, há previsões de chuvas para os próximos dias, o que pode provocar um repiquete (elevação dos níveis) e amenizar o cenário. A Bacia do Purus tem níveis baixos, impactando o Rio Solimões, que registra descidas acentuadas. Em Tabatinga (AM), os níveis estão próximos ao intervalo das mínimas. A última cota observada foi de 2,79 m. 

“Esse comportamento (no Solimões) vai se repetindo ao longo da bacia e vai influenciar o Rio Negro, na Região Metropolitana de Manaus”, detalhou Jussara Cury. Segundo o monitoramento do SGB, o Negro registra descidas médias diárias de 8 cm em Manaus e está na cota de 24,99 m – um pouco abaixo da normalidade para o período. No Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), o nível está dentro da faixa de normalidade, com cota de 10,06 m.

Já a Bacia do Amazonas registra a cota de 10,53 m em Itacoatiara (AM); em Parintins (AM), 5,58 m; e em Óbidos (PA), 5,17 m.

Níveis dentro da faixa da normalidade 

Já na Bacia do Rio Branco teve início nesta semana o processo de recessão e está em valores considerados normais para o período. Em Boa Vista (RR), a última cota observada foi de 6,26 m e, em Caracaraí (RR), de 7,77 m.

É importante ressaltar que as cotas indicadas nos gráficos e tabelas são valores associados a uma referência de nível local e arbitrária, válida para as réguas linimétricas específicas de cada estação.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Mesmo após chuvas na Bacia do Rio Paraguai, cotas seguem abaixo da média 

Dados são apresentados no novo boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (14)

14/08/2024

Cabas: estudos sobre hidrologia isotópica contribuem para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos

Pesquisadores apresentaram dados nesta quarta-feira (14), no Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas 

14/08/2024

Brasil avança com plataforma que poderá posicionar o país como potência agroambiental

Solução tecnológica desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) viabiliza módulo digital do Projeto IS-Agro, liderado pela Embrapa Solos 

14/08/2024