Atlas Pluviométrico do SGB conclui estudos em 690 municípios e prevê mais 33 relatórios em 2025

02/04/2025 às 16h44
 | Atualizado em: 02/04/2025 às 16h45
Ouvir Notícia

Projeto define parâmetros essenciais para o planejamento urbano e a gestão hídrica, auxiliando na prevenção de desastres naturais e na infraestrutura de drenagem

AgênciaGov

Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluiu, em dezembro de 2024, a análise pluviométrica de 690 municípios brasileiros no âmbito do projeto Atlas Pluviométrico. Para 2025, estão previstos mais 33 relatórios, ampliando o alcance desse estudo fundamental para a gestão hídrica e a infraestrutura urbana.

De acordo com o pesquisador do SGB Eber Andrade, o objetivo da análise é produzir informações consistentes para a maioria dos municípios brasileiros incluídos nos estudos de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações. “A expectativa é que as informações obtidas sirvam de referência para planejamentos urbanos mais eficientes, reduzindo riscos e promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos”, explica.

O projeto se destaca pela definição das relações intensidade-duração-frequência (IDF), que permitem calcular a intensidade das chuvas considerando a sua duração e frequência de ocorrência. Essas informações são essenciais para projetar estruturas de drenagem pluvial, como bueiros, sarjetas e canais, além de auxiliar no aproveitamento adequado dos recursos hídricos.

“As relações IDF têm aplicações práticas diretas nos municípios estudados, auxiliando no dimensionamento de estruturas hidráulicas e na estimativa de vazões em eventos de precipitação. Além disso, são úteis para avaliar se uma chuva intensa registrada pode ser considerada rara ou ordinária, contribuindo para a gestão de riscos e prevenção de desastres naturais”, finaliza.

De abrangência nacional, o Atlas Pluviométrico reforça a importância da cooperação entre os municípios e o SGB para otimizar a infraestrutura hídrica e mitigar os impactos de eventos climáticos extremos.


Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Mapa inédito indica áreas com potencial para titânio no Paraná

Estudo integrou dados geológicos, geoquímicos, geofísicos e de sensoriamento remoto

03/04/2025

Mapa revela potencial mineral do noroeste do Escudo Sul-Rio-Grandense

Ferramenta é essencial para quem investiga a mineração na região

02/04/2025

Equipe do Projeto Circularidade Mineral realiza visita técnica à Usina Termelétrica Pampa Sul e à Seival Sul Mineração

Objetivo foi entender a geração de energia, a mineração e o processamento do carvão mineral, com foco na caracterização e no reaproveitamento dos resíduos

01/04/2025