SGB realiza estudo para avaliar risco geológico em atrativos turísticos da Chapada Diamantina

SGB realiza estudo para avaliar risco geológico em atrativos turísticos da Chapada Diamantina

22/05/2025 às 12h49
Ouvir Notícia

Equipe técnica esteve em campo nos municípios de Iraquara e Morro do Chapéu (BA) para contribuir com a segurança de visitantes na Gruta dos Brejões e na Cachoeira do Ferro Doido

Divulgação / SGB

 

Bahia – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, entre os dias 7 e 18 de abril de 2025, uma avaliação do perigo em atrativos geoturísticos de municípios da Chapada Diamantina, na Bahia: Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, no município de Morro do Chapéu (semiárido baiano); e Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões/Vereda do Romão Gramacho, que abrange trechos dos municípios de São Gabriel, Morro do Chapéu e João Dourado.

O estudo foi realizado a pedido do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) – órgão responsável pela gestão das unidades de conservação do estado da Bahia – com o objetivo de subsidiar a gestão ambiental e turística desses espaços naturais, ampliando as estratégias de prevenção a desastres em áreas com grande circulação de visitantes.

A iniciativa integra as ações do SGB voltadas à avaliação de riscos em áreas com potencial turístico e recreativo, agenda que ganhou reforço após o desabamento de rochas nos cânions de Capitólio (MG), em janeiro de 2022. Desde então, a instituição tem intensificado os estudos geotécnicos com foco na prevenção de acidentes em ambientes naturais de visitação pública.

 

Diagnóstico técnico dos atrativos

O Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido tem cerca de 400 hectares e está inserido no semiárido baiano. Com cerca de 98 metros de altura, a cachoeira é formada por um maciço rochoso, cujas rachaduras nas rochas (descontinuidades estruturais) representam um risco geológico significativo, sobretudo pela possibilidade de quedas de blocos. Durante a vistoria técnica, a cachoeira encontrava-se completamente seca, o que favoreceu a observação direta das fraturas e instabilidades ao longo da escarpa.

Divulgação / SGB

 

Já a APA Gruta dos Brejões / Vereda do Romão Gramacho possui uma gruta com aproximadamente 7,7 km de extensão, esculpida em rochas carbonáticas, o que confere ao local grande beleza ambiental e turística. 

Divulgação / SGB


Além de abrigar eventos religiosos tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora de Milagres, o atrativo recebe visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo, tanto para contemplar quanto para praticar esportes de aventura. 

Os técnicos do SGB observaram que as descontinuidades geológicas do maciço favorecem tombamentos e quedas de blocos, evidenciadas pela presença de grandes volumes de rochas já desprendidos ao longo das trilhas e acessos.
Divulgação / SGB


Em ambos os casos, os riscos identificados estão sendo analisados para compor um relatório técnico-científico, com recomendações específicas de manejo, sinalização, monitoramento e, quando necessário, interdição preventiva de áreas mais críticas.

 

Contribuição para a segurança e a gestão ambiental

Os dados e recomendações técnicas obtidos no estudo serão sistematizados em um relatório técnico que será disponibilizado às prefeituras, órgãos de turismo, meio ambiente e defesa civil. O objetivo é contribuir com a gestão dos riscos, apoiar ações de sinalização, interdição preventiva e manejo das trilhas, além de embasar futuras políticas públicas para o geoturismo seguro.

Divulgação / SGB


A atividade foi realizada pela equipe da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP), com apoio da Superintendência Regional do SGB em Salvador (BA). Participaram do trabalho os pesquisadores Rafael Capelini, Marcos Vieira, Igor Sena e Thayná Sales, com apoio local da prefeitura de Morro do Chapéu e da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).

A equipe contou com o apoio de Bárbara Valois, analista ambiental e gestora da APA Gruta dos Brejões e da Cachoeira do Ferro Doido (INEMA); e de Eloísio Pereira dos Santos, guia na Gruta dos Brejões.

 

Estudos para o turismo com segurança

O SGB tem desenvolvido uma série de diagnósticos em atrativos turísticos naturais em todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e subsidiar gestores com informações técnicas de qualidade.

 

 

Fábio Campos
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br