Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Levantamento, que começa nesta segunda-feira (10), identificará áreas de risco geológico e hidrológico auxiliando na implementação de medidas preventivas
Goiânia (GO) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou, nesta segunda-feira (10), a etapa final do trabalho de campo para elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) em Goiânia (GO). Os pesquisadores irão mapear toda a capital para identificar setores de risco geológico e hidrológico, classificando as áreas como de risco alto ou muito alto.
Nas fases anteriores, o SGB já havia constatado vulnerabilidades no solo da cidade. "Identificamos que, devido à alta impermeabilidade do solo aliada a um sistema de drenagem ineficiente, Goiânia apresenta diversos pontos de erosão causados pelo grande volume e velocidade das águas pluviais no período chuvoso. Além disso, mapeamos várias áreas sujeitas a inundações", explica Rodrigo Luiz Gallo, pesquisador em geociências do SGB.
O levantamento segue até o dia 21 de março. Após a conclusão do trabalho, os pesquisadores apresentarão um relatório à prefeitura e às comunidades envolvidas, auxiliando na criação do PMRR.
Rafael Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br