Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Produtos apoiam municípios em ações e políticas públicas que garantam mais segurança à população
Rio de Janeiro (RJ) - Em 2024, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibilizou 153 estudos que apoiam os municípios em ações para prevenção de desastres. Os documentos fazem parte dos projetos: Cartografia de Risco Geológico (85), Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações (40), Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização (2), Cartas de Perigo Geológico (2), Avaliação Geotécnica em Atrativos Geoturísticos (5) e Avaliações Pós-Desastres (19).
“Esses estudos são fundamentais para orientar a alocação de recursos públicos em ações de prevenção e resposta a desastres. Também fornecem subsídios para políticas habitacionais e de saneamento, tornando-se instrumentos essenciais para redução de vulnerabilidades sociais e desenvolvimento regional”, explicou o chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB, Tiago Antonelli.
As publicações fazem parte do planejamento anual do SGB, inserido no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal.
Mapeamento de áreas de riscos
Esses levantamentos, chamados de Cartografias de Áreas de Risco Geológicos, identificam setores com potencial de sofrer danos por eventos geo-hidrogeológicos (como deslizamentos e inundações). Os 85 estudos publicados em 2024 contemplam municípios de todas as regiões do país. Ao todo, o SGB já atendeu mais de 1,7 mil cidades.
Confira aqui as cartografias já publicadas.
Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações
Esse documento ajuda prefeituras em ações de planejamento e gestão territorial e de prevenção de desastres naturais, pois indica a propensão à ocorrência de movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e fluxo de detritos) e processos hidrológicos (inundações e enxurradas). Esse produto já beneficiou cerca de 700 municípios.
Confira aqui as cartas já publicadas.
Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização
O produto apresenta informações sobre a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. Já foram atendidos 20 municípios.
Confira aqui as cartas já publicadas.
Cartas de Perigo Geológico
Tem por objetivo indicar áreas com possibilidade de ocorrência de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos de rocha, além de apresentar informações sobre o provável alcance máximo desses processos geológicos.
Confira aqui as cartas já publicadas.
Avaliações Técnicas Pós-desastres
Gera subsídios técnicos aos municípios, a partir do registro e da caracterização das áreas habitadas que sofreram perdas ou danos decorrentes das chuvas intensas.
Confira aqui as cartas já publicadas.
Avaliação Geotécnica em Atrativos Geoturísticos;
Esse é um estudo realizado em locais com atrativos geoturísticos com o objetivo de identificar pontos de risco, além de sugerir medidas para salvaguardar tanto a vida dos turistas quanto dos profissionais que frequentam os parques. Ao todo, 17 atrativos geoturísticos já foram atendidos.
Confira aqui as avaliações já publicadas.
Rafael Costa e Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br