Brasileiros e chineses compartilham experiências em pesquisas geológicas e recuperação de passivos ambientais da mineração

Brasileiros e chineses compartilham experiências em pesquisas geológicas e recuperação de passivos ambientais da mineração

04/07/2024 às 20h19
 | Atualizado em: 04/07/2024
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil recebeu representantes do Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi para reunião e visita a mina em Santa Catarina
 

Foto: SGB/Divulgação

Brasília (DF) –   O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi, no norte da China, avançam com diálogos para identificar oportunidades de parcerias no campo das geociências. Na quarta-feira (3), pesquisadores brasileiros compartilharam a experiência na recuperação de passivos ambientais decorrentes da mineração do carvão durante visita à Bacia Carbonífera de Santa Catarina – uma das principais reservas em exploração de carvão mineral no país. A província de Shanxi é a maior produtora de carvão da China.

“Esse foi um momento importante para apresentarmos o trabalho que realizamos e dar continuidade às conversas sobre cooperação entre o SGB e o Departamento de Prospecção Geológica da província. Na ocasião, trocamos experiências sobre o trabalho de recuperação de passivos ambientais, um dos possíveis eixos dessa parceria”, explica o assessor de Assuntos Internacionais do SGB (Assuni), Rafael Duarte. 

O coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial, que atua no Núcleo de Apoio de Criciúma (NUMA), Geovani da Costa, ressaltou a importância desse intercâmbio entre as instituições: “Conhecemos um pouco a forma de mineração na Província de Shanxi, que representa um terço do carvão produzido na China, além de estreitar laços com o departamento para no futuro buscarmos tecnologias que atendam as necessidades dos dois países”.

Para o chefe do NUMA, Guilherme Troian, a visita mostra que o trabalho do SGB tem ganhado atenção global: “O interesse internacional em conhecer os projetos desenvolvidos na região carbonífera de Santa Catarina coloca em evidência o trabalho que vem sendo realizado pelo SGB em Criciúma e poderá possibilitar o desenvolvimento de novos projetos e tecnologias aplicáveis para uma melhor recuperação ambiental da região".

Também acompanharam a visita os pesquisadores do SGB: Deborah Mendes, geóloga da Assuni; Albert Cardoso, engenheiro hidrólogo; Marlon Hoelzel, geólogo; e Luis Zancan, engenheiro de minas.


Fortalecimento de laços institucionais 

 

A visita à Bacia Carbonífera de Santa Catarina ocorreu um dia após reunião na Superintendência Regional de São Paulo, do SGB. Na ocasião, pesquisadores brasileiros apresentaram o trabalho de pesquisas geológicas e avaliação regional de recursos minerais. Duarte destaca a importância dessas agendas: “Esses encontros fazem parte de um processo para aproximação entre as instituições, com o objetivo de identificar oportunidades de benefícios mútuos para atividades de ciência e tecnologia na área das geociências”. 

Na quinta-feira (4), representantes do SGB participaram da Conferência de Cooperação Econômica e Comercial China (Shanxi) - Brasil, realizada pela de Província de Shanxi, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Durante discurso, o vice-diretor do Departamento de Pesquisa Geológica da Província de Shanxi, Zhang Xueyan, falou sobre a visita às unidades do SGB em São Paulo (SUREG-SP) e em Criciúma, pontuando a importância do projeto desenvolvido na bacia carbonífera.

Foto: SGB/Divulgação​​​


Zhang Xueyan também enfatizou que o intercâmbio técnico entre os países, por meio do SGB, é fundamental para o desenvolvimento de projetos e tecnologias que promovam a sustentabilidade no campo da mineração: “Temos a expectativa de continuar uma cooperação integral com o Serviço Geológico do Brasil em projetos de prospecção e utilização de recursos minerais, desenvolvimento de tecnologias, formação de talentos e outros aspectos para construir, conjuntamente, um mecanismo aberto de cooperação e intercâmbio de qualidade para todas as partes, promovendo o desenvolvimento sustentável bilateral”, afirmou.

O próximo passo é a realização de visitas técnicas e a definição de áreas para iniciar os trabalhos conjuntos entre o SGB e o Departamento de Prospecção Geológica da Província de Shanxi. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br