Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Região abrange partes dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Piauí
Brasília (DF) - A Província Borborema tem sido estudada nas últimas décadas, por meio de vários projetos do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Apesar disso, ainda há questões geológicas em aberto. Para tentar diminuir essa lacuna, foi proposto o Projeto Geologia e Potencial Mineral da Província Borborema.
Nesse contexto, foi publicado, no Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB), um artigo sobre o Domínio da Zona Transversal (DZT) da Província Borborema, no Nordeste do Brasil, que abrange partes dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
O trabalho buscou revisar as unidades litoestratigráficas do DZT, atualizadas com os últimos mapeamentos geológicos, dados geofísicos e estruturais do SGB, bem como com dados compilados da literatura. Isso permitiu caracterizar unidades geológicas com idades variando de 2,6 bilhões (Arqueano) a 517 milhões de anos (Cambriano).
Para fortalecer as informações geológicas, foram reunidos dados geocronológicos de documentos internos do SGB, publicações científicas, teses e dissertações de universidades, além de uma nova datação do Complexo Serra de Jabitacá. Com todas essas informações, foram criados perfis geológicos e desenhos que mostram a evolução tectônica de cada subdomínio do DZT.
Como resultado, a comunidade acadêmica e o setor mineral dispõem de um produto atualizado, que oferece uma visão global e integrada da evolução tectônica dessa porção da Província Borborema, o que favorece novas discussões acadêmicas e novas interpretações do arcabouço geológico-estrutural desta região.
Participaram da elaboração do artigo geólogos das superintendências regionais de Recife (SUREG-RE), Frank Gurgel Santos, Felipe Lima, Roberta Brasilino, Vladimir Medeiros, Débora Morais; de Belo Horizonte (SUREG-BH), Camila Basto; de Salvador (SUREG-SA), Jocilene Santana; e da Residência de Fortaleza (REFO), Tércyo Pinéo.
Acesse aqui o documento completo.
Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB)
O Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) é uma revista científica aberta, revisada por especialistas, publicada três vezes ao ano (abril, agosto e dezembro) pelo Serviço Geológico do Brasil e faz parte do Ministério de Minas e Energia.
Tem como missão compartilhar pesquisas científicas, originais e de alta qualidade, além de análises detalhadas sobre temas importantes nas Ciências da Terra, tanto no Brasil quanto em outras regiões, buscando alcançar um público amplo de cientistas geológicos.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br