Serviço Geológico do Brasil desenvolve estudos para prevenção de desastres e gestão territorial em dez municípios brasileiros

18/07/2024

Os levantamentos ocorrem em Sergipe, Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná

Foto: Divulgação SGB

Brasília (DF) -  O Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolve trabalhos de campo em dez municípios brasileiros para a realização de estudos que fortalecem ações de prevenção a desastres e gestão territorial. Os levantamentos ocorrem até 26 de julho, em cinco estados: Amazonas, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco e Paraná.

Foto: Divulgação SGB

Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações

Esse é um documento que pode ser utilizado como apoio para ações de planejamento e gestão territorial de gestores públicos. De 15 a 26 de julho, as cidades de Cascavel e Toledo, ambas no Paraná, recebem os pesquisadores do SGB para realização deste trabalho.

O município de Guajará-Mirim (RO) já recebeu o estudo para a elaboração da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. Após conclusão do trabalho, os estudos serão preparados para futura publicação.
A carta de suscetibilidade é um produto que permite identificar áreas com maior sensibilidade a processos geo-hidrológicos, como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

Foto: Divulgação SGB

Mapeamento de áreas de risco

O mapeamento de áreas de risco é um dos produtos do SGB que serve para indicar locais vulneráveis a processos geo-hidrológicos, como: inundações, erosões, deslizamentos e quedas de blocos, entre outros. 

Em Barra dos Coqueiros e Laranjeiras, ambas em Sergipe, o mapeamento teve início dia 8 e segue até 19 de julho. Ainda no Nordeste, nos municípios pernambucanos de Nazaré da Mata e Lagoa do Carro, o trabalho de campo começou no dia 9 e vai até o dia 20.

Em Minas Gerais, o mapeamento ocorre, desde o dia 15, nas cidades de Astolfo Dutra e Palma. A previsão é de que o trabalho de campo termine em 26 de julho.

Foto: Divulgação SGB

Setorização de áreas de risco geológico 

A setorização de áreas de risco geológico consiste na identificação de partes do território municipal sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos de natureza geológica. Em Manaus (AM), o trabalho de campo acontece de 8 a 19 de julho.

Planejamento anual do SGB

Todos os trabalhos de campo integram o planejamento anual do SGB, que está inserido no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. Ao longo do ano, outras cidades também serão atendidas. Para conhecer os produtos já entregues, clique aqui.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível da Bacia do Rio Paraguai segue abaixo do esperado para o mês

As informações constam no boletim de monitoramento divulgado nesta quarta-feira (17/7)

18/07/2024

Serviço Geológico do Brasil alinha acordo com Universidade Estadual do Maranhão para impulsionar pesquisa em geologia

Futura parceria reforça o compromisso de ambas as instituições com o desenvolvimento científico e tecnológico

18/07/2024

Rio Grande do Norte: mapas de recursos minerais são ferramentas fundamentais para o poder público e iniciativa privada

Estudo sobre as regiões de João Câmara e São José do Campestre destacam ocorrências de rochas ferríferas com teores que ultrapassam 50% de ferro

17/07/2024