Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
SGB realiza estudos no Rio Tocantins após queda de caminhões com defensivos agrícolas e produtos químicos
Pesquisadores realizam análises sobre a qualidade da água em área onde desabou ponte que liga os estados de Tocantins e do Maranhão
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou, na quinta-feira (26), a coleta de amostras no Rio Tocantins para monitorar a vazão e a qualidade da água na região onde desabou a ponte entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O acidente, ocorrido no domingo (22), resultou na queda de três caminhões que transportavam 25 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, produto químico corrosivo.
“Diante desse grave acidente, com potenciais impactos na saúde da população e no meio ambiente, é fundamental a união de esforços para oferecer uma resposta rápida e apoiar as ações dos municípios. Estamos contribuindo no monitoramento do rio para gerar informações sobre a qualidade das águas. Prestamos nossa solidariedade às famílias das vítimas e estamos à disposição para colaborar”, enfatiza o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.
A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, explica que as medições das vazões são importantes para avaliar a diluição e transporte dos contaminantes, caso houver. Ao mesmo tempo são realizadas coletas coletas de amostras nos mesmos locais: montante da ponte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; Porto Franco (MA) e duas captações na cidade de Imperatriz do Maranhão (MA).
As amostras serão enviadas para análise de laboratórios especializados da Embrapa e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “Por enquanto, os parâmetros analisados no local estão de acordo com a série histórica, isso significa que estão normais, porém precisamos aguardar as análises de outros parâmetros específicos que serão realizadas nos laboratórios”, afirma.
De acordo com a chefe do Departamento de Hidrologia do SGB, Andrea Germano, engenheira e coordenadora da ação, no primeiro dia de trabalho em campo foram realizadas as medições de quantidade e a qualidade da água entre a Barragem do Estreito e a ponte do DNIT; e em Porto Franco.
Medições no dia 26/12/2024 | Vazão Líquida | QA: sonda (loco) + coleta de amostra |
|
Barragem do Estreito (MA) - Ponto Branco | 950m³/s |
Condutividade: 66,8 μS/cm Sp Cond: 61,1 μS/cm Temperatura: 29,9° C D.O: 6,87 mg/L pH: 7,62 |
|
|
1.035m³/s |
Condutividade: 66,1 μS/cm Sp Cond: 61,2 μS/cm Temperatura: 30,3° C D.O: 7,75 mg/L pH: 7,98 |
As equipes em campo são coordenadas pelo engenheiro Cláudio Damasceno, da Residência de Teresina (RETE).
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br