Brasil apresenta estratégias para enfrentamento a desastres em evento no Japão

Brasil apresenta estratégias para enfrentamento a desastres em evento no Japão

21/06/2024

O pesquisador do Serviço Geológico do Brasil Anselmo Pedrazzi participou, na quinta-feira (20), de painel no “Understanding Risk Global Forum”

Foto: Divulgação SGB

Himeji (Japão) – As ações brasileiras para enfrentamento a desastres foram destaque no Understanding Risk Global Forum (Fórum Global de Compreensão de Riscos), que ocorre na cidade de Himeji, província de Hyogo, no Japão. Na quinta-feira (20), o pesquisador e coordenador-executivo do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Anselmo Pedrazzi, participou da sessão: “E sobre Georiscos? Construindo uma Comunidade Global para Avaliação de Perigos e Riscos”. 

Na ocasião, realizou apresentação com o tema: Capacidade e Colaboração Institucional e Nacional do Serviço Geológico do Brasil para a Gestão de Riscos. “Foi uma oportunidade para apresentar a pesquisadores e instituições internacionais as atividades que desempenhamos no Brasil e a evolução do nosso trabalho nas áreas de mapeamento de riscos e perigo geológico”, explicou Pedrazzi.

Cooperação internacional

O fórum ocorreu entre os dias 16 e 21 de junho. Com a participação de pesquisadores e especialistas de todo o mundo, é um importante espaço de diálogo para construção de parcerias e intercâmbio de experiências que visem ampliar a capacidade de prevenção, preparação, resposta e resiliência a desastres naturais, causadas pelas mudanças climáticas.

“Tem sido muito interessante acompanhar o que o mundo tem feito nesta área, especialmente no que se refere à resiliência, ou seja, à capacidade das comunidades suportarem os desastres e se reconstruírem após esses eventos extremos”, destaca o pesquisador Anselmo Pedrazzi.

Além disso, os pesquisadores têm dialogado sobre as novas tecnologias. “Estou aqui conhecendo iniciativas de outros países e mostrando um pouco do que SGB tem feito. O Brasil tem avançado rapidamente e devemos acompanhar o resto do mundo, que está caminhando para a construção de um futuro melhor”, ressaltou Pedrazzi. 

O convite para a participação no evento foi feito pelas instituições Modelo Global de Terremotos/Global Earthquake Model (GEM) e Comunidade Mundial de Serviços Geológicos/World Community of Geological Surveys (WCOGS). O objetivo é desenvolver uma rede global para compartilhamento de conhecimento sobre riscos geológicos e fomentar o desenvolvimento de capacidades nacionais para avaliação de perigos e riscos. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br