Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
                 
                 
A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, participou da mesa na solenidade de abertura do evento, nesta segunda-feira (27), e teve atuação no CNMP enfatizada pela secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt
  
Salvador (BA) - O papel do Serviço Geológico do Brasil (SGB) no fortalecimento do conhecimento geológico nacional foi destacado durante a abertura da Exposibram 2025, nesta segunda-feira (27), em Salvador (BA).  Representando a instituição, a diretora-presidente Sabrina Góis participou da mesa principal na solenidade, reforçando o protagonismo do SGB no setor mineral. 
 
 Na ocasião, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, falou do desafio que a presidente Sabrina Góis tem agora estando à frente do SGB para atender aos anseios do governo em fazer o mapeamento geológico em todo país. Atualmente, o Brasil tem apenas 27% do território nacional mapeado na escala de 1:100.000.
A secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SNGM/MME), Ana Paula Bittencourt, enfatizou  a contribuição da diretora-presidente Sabrina Góis no Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM). O SGB é o único órgão não ministerial no conselho, que é formado por 18 ministros e pela diretora-presidente do SGB, com o objetivo assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o setor mineral.
 
 “O reconhecimento é resultado do trabalho que temos realizado para apoiar o Brasil e o governo federal em ações estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico do país. As pesquisas e projetos que conduzimos são essenciais para fortalecer a cadeia produtiva do setor mineral e consolidar a posição do Brasil como um importante player no cenário internacional”, afirmou Sabrina Góis.
Ao longo do evento, pesquisadores do SGB irão contribuir com moderação de debates e apresentação. Nesta quarta-feira (28), a chefe do Departamento de Recursos Minerais, Maísa Abram, moderou o painel “Minerais Críticos e Estratégicos e o Downstream da Cadeia Produtiva”. A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, irá moderar, na quarta (29), o painel “Ferramentas e estratégias para fortalecer a capacidade municipal na prevenção e resposta a desastres: PROX e Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”. Na quinta (30), o pesquisador Anderson Dourado apresenta palestra no painel “O papel da Geologia Regional no desenvolvimento da atividade e atração de investimentos”.
 Larissa Souza
 Núcleo de Comunicação
 Serviço Geológico do Brasil
 Ministério de Minas e Energia
 Governo Federal
 imprensa@sgb.gov.br  
                 
                 
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
 Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
 Larissa Souza  - larissa.souza@sgb.gov.br