Cooperação Brasil – Equador

Cooperação Brasil – Equador

Em 2012 o diretor-presidente do SGB participou da oficina internacional Cartografia Geológica e Temática, coordenada pelo Instituto Nacional de Investigación Geológico Minero Metalúrgico - INIGEMM do Equador, e organizada pela Asociación de Servicios de Geología y Minería Iberoamericanos – ASGMI, realizada em Quito, Equador. O evento teve como foco a elaboração de um programa de cartas geológicas e temáticas do Equador com base na experiência de outros serviços geológicos, membros da ASGMI. Na oportunidade o SGB colocou-se a disposição para desenvolver cooperação com o INIGEMM.

Em julho de 2012 foi firmado pelas as Partes – SGB e INIGEMM o Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de desenvolver atividades técnicas relacionadas às Geociências, com ações de curto e médio prazo. Entre as atividades selecionadas, com foco na capacitação técnica, destacam-se as seguintes áreas: (i) geoprocessamento; (ii) sensoriamento remoto; (ii) desastres naturais; e (iv) recuperação de passivo ambiental.

Em novembro de 2012, com base no MOU SGB - INIGEMM, pesquisadores do “Instituto Nacional de Investigación Geológico Minero Metalúrgico” (INIGEMM), visitaram o SGB, no Rio de Janeiro, para discutir ações de futura cooperação e consolidar Acordo de Trabalho.

Dentre as ações de curto prazo, acordadas e definidas em instrumento contratual, foram executadas as seguintes atividades de treinamento:
(i) Riscos Geológicos I: treinamento “on-the-job” de técnicos do INIGEMM nos trabalhos em desenvolvimento pelo SGB referentes à elaboração dos Mapas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Eventos Hídricos Destrutivos, realizado em novembro de 2012, no SGB, Rio de Janeiro;
(ii) Riscos Geológicos II: participação de 02 (dois) técnicos do INIGEMM no Curso de Capacitação no Tratamento e Interferometria com Base em Imagens SAR para Identificação de Afundamentos e Movimentação de Terreno, realizado também no SGB, no Rio de Janeiro em março de 2013.
(iii) GeoprocessamentoCurso Avançado em Geoprocessamento com Ferramentas ARCGIS, com duração de 02 (duas) semanas, ministrado pelo SGB para 12 (doze) técnicos equatorianos, em maio de 2013, no INIGEMM, Quito, Equador;

Por decisão do INIGEMM e, por razões de contenção orçamentária, o programa de treinamento foi interrompido.

Cooperação Brasil – Equador Cooperação Brasil – Equador