SGB e SEMA debatem cooperação para estudos sobre resíduos da mineração no Rio Grande do Sul

SGB e SEMA debatem cooperação para estudos sobre resíduos da mineração no Rio Grande do Sul

27/03/2025 às 19h14
Ouvir Notícia

Encontro também visa desenvolver análise geoeconômica do estado

Divulgação/SGB

Porto Alegre (RS) – Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) se reuniram com a secretária do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, na segunda-feira (24), para discutir o projeto Estudos Multidisciplinares de Redução de Impactos da Mineração e Promoção de Circularidade na Indústria Mineral do Brasil. Foram debatidos, ainda, a assinatura de um protocolo de intenções e um possível acordo de cooperação.

De acordo com  a chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, Maísa Abram, o estudo abrange a caracterização dos resíduos de mineração, incluindo o número e volume de materiais descartados, sua composição, mineralogia, suas características tecnológicas e químicas. “A ideia é identificar potenciais rotas de processos inovadores para a produção de materiais secundários, rotas de consumo, estudos de mercado e contribuir para a consolidação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. Além disso, visa desenvolver um estudo geoeconômico e fortalecer ações de circularidade mineral no estado”, explicou.

No Rio Grande do Sul, a avaliação do potencial de reaproveitamento de rejeitos envolve a extração de carvão em Candiota, a mineração de ametista no Distrito Mineiro de Ametista do Sul e, possivelmente, de cobre nas minas de Camaquã. Em nível nacional, a iniciativa prevê um inventário dos passivos ambientais da mineração.

Pelo SGB, participaram a gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Porto Alegre (RS), Paloma Gabriela Rocha; a coordenadora nacional do Projeto de Economia Circular, Ana Paula Justo; a coordenadora executiva, Lucy Takehara Chemale; e os pesquisadores Giovani Parisi, José Luciano Stropper e Daiane Hammes. Representando a SEMA, estiveram presentes o subsecretário Cristian Vieira Duarte, o diretor do Departamento de Mineração, Otávio Pereira de Lima, e a chefe da Divisão de Mineração, Andrea Garcia de Oliveira. Já pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), participou o diretor técnico Gabriel Ritter.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

Conheça os principais bancos de dados do Serviço Geológico do Brasil:

 

GEOSGB

Dados, Informações e Produtos das Geociências

SACE

Sistema de Alerta de Eventos Críticos

RIMAS

Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas

RIGEO

Repositório Institucional de Geociências

 

 

Confira a lista completa dos produtos SGB por categoria:

 

Você está interessado em saber mais sobre as áreas de atuação do Serviço Geológico do Brasil? Convide os colegas da redação e agende um workshop pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br

 

POTENCIAL GEOLÓGICO E MINERAL DO BRASIL
ALERTA HIDROLÓGICO: MONITORAMENTO DE CHEIAS E ESTIAGENS
MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO BRASIL

 

 

 

Conheça as áreas que são notícia


 

Inscreva-se para receber nossos releases, avisos de pauta e nosso press kit.

Escolha seus temas de interesse

Contato e Informações

E-mail: imprensa@sgb.gov.br

Chefe da Assessoria de Comunicação
Héber Vieira de Oliveira - heber.oliveira@sgb.gov.br

Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Adriane Klamt da Cunha - adriane.cunha@sgb.gov.br