Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Serviço Geológico do Brasil disponibiliza dados inéditos sobre a dinâmica costeira em São Vicente (SP)
Informações apoiam a prevenção de desastres, o planejamento urbano e a adaptação às mudanças climáticas
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibiliza ao público os resultados do Projeto Dinâmica Costeira do Município de São Vicente (SP), desenvolvido entre 2022 e 2024 a pedido da Defesa Civil municipal. Os dados estão organizados em um painel interativo, com acesso facilitado e intuitivo, que reúne informações estratégicas para a gestão do litoral e a proteção da população. Acesse aqui.
No ambiente digital, é possível consultar e fazer download de dados em Sistema de Informações Geográficas (SIG), imagens obtidas por drones, mapas e modelos do relevo das praias, além de análises da evolução da linha de costa ao longo dos anos e caracterização dos sedimentos (areia). Também estão disponíveis relatórios em linguagem acessível, voltados aos gestores públicos, e relatórios mais detalhados, para pesquisadores e estudantes. O sistema integra uma base contínua, onde serão introduzidos dados de outras localidades.
A divulgação desses dados é importante para fortalecer a transparência, ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido com recursos públicos e apoiar pesquisas, atividades educacionais e decisões que impactam diretamente a vida da população.
Apoio à prevenção de desastres geológicos e à gestão do litoral
Os estudos permitem compreender como as praias e a linha de costa da cidade se comportam ao longo do tempo. As informações são essenciais para identificar áreas suscetíveis à erosão, avaliar os impactos de ressacas, prevenir desastres e apoiar medidas para adaptação às mudanças climáticas.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Defesa Civil de São Vicente, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade de Santa Cecília (Unisanta). Iniciativas semelhantes estão em andamento nos municípios de Maricá (RJ), Guaratuba (PR) e Itapoá (SC).
Onde acessar os dados
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza - larissa.souza@sgb.gov.br