Você quer falar sobre algum tema abaixo? Agende a sua entrevista pelo e-mail: imprensa@sgb.gov.br
Novo boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que Rio Negro registrou a cota de 28,73 m nesta terça-feira (22)
Manaus (AM) – Os níveis dos rios da Bacia do Rio Amazonas seguem em ritmo de descida na maioria das estações, mas com cotas ainda elevadas. É o que indica o novo Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta terça-feira (22).
“Os pontos de monitoramento apresentam níveis elevados, no limite ou acima da faixa de normalidade, mas já em processo de vazante. A bacia do rio Branco, no estado de Roraima, é a única que ainda permanece em processo de enchente, e com níveis já tendo atingido a cota de inundação”, explicou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus, Andre Martinelli.
De acordo com os dados, o rio Negro está descendo ceca de 2 cm por dia em Manaus (AM) e chegou a cota de 28,73 m. O boletim aponta comportamento semelhante em outros rios da região. O Solimões apresenta pequenas descidas diárias, variando entre 2 cm e 13 cm, com destaque para Tabatinga (AM), onde o recuo é mais acentuado. Já o rio Madeira registra quedas de 21 cm por dia em Porto Velho (RO), dentro da normalidade para esta época do ano.
Na cidade de Boa Vista (RR), o rio Branco está subindo em média 10 cm por dia e alcançou a marca de 7,86 m. Em Caracaraí (RR), o nível está acima da cota de inundação: 9,05 m.
Monitoramento
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente.
O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Dados, Informações e Produtos das Geociências
Sistema de Alerta de Eventos Críticos
Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas
Repositório Institucional de Geociências
E-mail: imprensa@sgb.gov.br
Chefe da Assessoria de Comunicação
Michelle de Aquino Araújo - michelle.araujo@sgb.gov.br
Coordenadora de Relacionamento com a Imprensa
Larissa Souza - larissa.souza@sgb.gov.br