Estudos das Vazões de 95% de Permanência
Estudos das Vazões de 95% de Permanência
Nos estudos das Vazões de 95% de Permanência a variável hidrológica a ser regionalizada é uma vazão de referência obtida da curva de permanência no tempo das vazões diárias. A faixa de interesse da curva de permanência é a que corresponde aos períodos de estiagem, quando ocorrem as vazões mínimas. Entende-se como curva de permanência o gráfico que indica a porcentagem do tempo em que um determinado valor de vazão foi igualado ou superado durante o período de observação (Tucci, 2002).
Na gestão de recursos hídricos a vazão de 95% de permanência (Q95%) é frequentemente adotada como referência para concessão de outorgas de direitos de uso da água ou para definição da vazão remanescente a ser mantida a jusante de um aproveitamento de uso não consuntivo, conhecida como vazão ecológica. Essa vazão de referência é adotada tanto para bacias de rios de jurisdição estadual, por diversas unidades da Federação, como para os rios de jurisdição federal cuja gestão de recursos hídricos é responsabilidade da Agência Nacional de Águas - ANA.
Estudos Realizados pelo SGB
ESTUDO DA VAZÃO DE 95% DE PERMANÊNCIA DA SUB-BACIA 58
(Bacia do rio Paraíba do Sul)
ESTUDO DA VAZÃO DE 95% DE PERMANÊNCIA DA SUB-BACIA 39
(Bacias dos rios Capibaribe, Ipojuca, Una, Goiana, Mundaú, Paraíba do Meio, Coruripe, Sirinhaém, São Miguel e Camaragibe)
ESTUDO DA VAZÃO DE 95% DE PERMANÊNCIA DA SUB-BACIA 50
(Bacias dos rios Itapicuru, Vaza Barris, Real, Inhambupe, Pojuca, Sergipe, Japaratuba, Subaúma e Jacuípe