Cartilhas para os Observadores Hidrológicos
Cartilhas para os Observadores Hidrológicos
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem como missão institucional a coleta de informações hidrológicas básicas em todo o território nacional. Desde a década de 1970, o SGB realiza o monitoramento da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), que, assim como outras redes operadas pela instituição, é composta principalmente por estações pluviométricas (para monitoramento de chuvas) e fluviométricas (para monitoramento dos níveis dos rios). Para o registro diário dos dados nas estações convencionais e o armazenamento das informações das estações automáticas, conta-se com a colaboração dos observadores hidrológicos.
Os observadores hidrológicos são indivíduos que residem nas proximidades das estações e se dispõem voluntariamente a realizar as leituras diárias, encaminhando os dados mensais ao Serviço Geológico do Brasil. As informações fornecidas pelos observadores voluntários são essenciais para a gestão dos recursos hídricos no país.
Com o objetivo de apoiar as atividades dos observadores hidrológicos voluntários, o Serviço Geológico do Brasil - SGB em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), elaboraram as cartilhas com orientações e diretrizes para a correta realização das leituras e que estão disponibilizadas abaixo: