Aerogeofísica
Aerogeofísica
Os levantamentos aerogeofísicos no Brasil começaram na década de 1950, patrocinados por instituições como o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Petrobras. Em 1971, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) assumiu a responsabilidade pela gestão dessas iniciativas, contratando empresas especializadas por meio de processos licitatórios.
Os primeiros projetos realizados pelo SGB priorizaram os terrenos pré-cambrianos do escudo brasileiro, utilizando magnetometria e gamaespectrometria. Entre 1971 e 2001, foram conduzidos 48 levantamentos regionais. A partir de 2004, teve início uma nova fase nos levantamentos aerogeofísicos, caracterizada por dados adquiridos com espaçamento de 500 m entre as linhas de voo, altura de 100 m, direção principal das linhas N-S e linhas de controle espaçadas a cada 10 km na direção E-W. Esse esforço permitiu a cobertura de aproximadamente 3,7 milhões de km² (51% do território nacional e 86% do embasamento cristalino) até 2014, com um investimento total de 188 milhões de dólares.
Além de magnetometria e gamaespectrometria, foram realizados levantamentos eletromagnéticos e gravimétricos, que auxiliam na mineração, planejamento urbano, gestão ambiental e desenvolvimento territorial. Os dados, disponíveis gratuitamente no GeoSGB, apoiam políticas estratégicas e o avanço do conhecimento geocientífico.
Os levantamentos aerogeofísicos são uma ferramenta de alto custo-benefício, permitindo mapear o subsolo de forma sistemática, detalhada, rápida, eficiente e não invasiva.
Figura 1: Cobertura por aerogeofísica no Brasil.
Acesso aos dados e outros produtos disponíveis
Os dados aerogeofísicos que foram financiados pelo Governo Federal estão disponíveis para download gratuito no local indicado abaixo. Os dados originais e pós-processados são fornecidos por pontos (vetores) no formato texto XYZ. Os dados são atualizados conforme novos levantamentos se tornam disponíveis.
- Visualizador: Projetos Aerogeofísicos - Geoportal
- Banco de Dados: Download dos dados Aerogeofísicos - GeoSGB