MME promove seminário sobre Meio Ambiente e Recursos Minerais para agentes públicos federais

26/09/2024 às 18h52
Ouvir Notícia

Evento contou com participação dos diretores do SGB Valdir Silveira, de Geologia e Recursos Minerais; e Alice Castilho, de Hidrologia e Gestão Territorial 

Foto: Divulgação SGB

Brasília (DF) – Na quarta-feira (25), no 1º Seminário sobre Meio Ambiente e Recursos Minerais, o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Valdir Silveira, e a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho, contribuíram com os diálogos sobre a integração entre o uso sustentável dos recursos minerais e a preservação ambiental. O evento, direcionado a agentes públicos federais, foi promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM).

Pela manhã, durante a abertura, Alice Castilho – representando o diretor-presidente, Inácio Melo – destacou que o SGB é responsável por gerar e disseminar o conhecimento geocientífico para que a sociedade faça o que for mais adequado, desde a proteção até a exploração, buscando o ponto de equilíbrio. A diretora também falou sobre a importância da atuação da DHT para auxiliar em estudos de impacto ambiental e ressaltou a experiência do SGB na recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão. 

Foto: Divulgação SGB

No evento, Alice Castilho destacou ainda recomendações feitas por participantes das oficinas do PNM 2050: criação de repositório nacional de dados de monitoramento ambiental de empreendimentos minerários, criação de rede de monitoramento hidrometeorológico voltado para o setor mineral e a realização do inventário dos passivos ambientais da mineração. “Estas são lacunas de conhecimento. É necessário identificar como estas podem ser supridas, com identificação de responsabilidades e fontes de recursos”, disse.

Foto: Divulgção SGB

Na parte da tarde, Silveira participou do Bloco 1 “Introdução: Meio Ambiente e Mineração” e falou sobre a importância da presença neste evento. “Esse encontro proporciona uma compreensão das políticas públicas necessárias para a exploração sustentável dos recursos minerais, equilibrando desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Além disso, capacita os agentes públicos em relação às regulamentações e leis vigentes, facilitando a fiscalização”, enfatizou.

O diretor também pontuou que é uma ótima oportunidade para conhecer as atividades de outros órgãos, em um ambiente de interação. “Um espaço para dialogar com a finalidade de promover colaborações e soluções integradas para os desafios ambientais e de mineração”, concluiu. 

Nos dois dias foram realizadas 14 apresentações, divididas em três blocos temáticos: “Introdução: Meio Ambiente e Mineração”, “Regulação: Meio Ambiente e Mineração” e “Fiscalização e Repressão à Exploração Mineral Irregular”. 

Pelo SGB, estiveram presentes os assessores da DGM Anderson Dourado e Marcos Ferreira, os pesquisadores Marlon Hoelzel e Albert Teixeira Cardoso, além do analista Mauricio Mattos dos Santos, da Consultoria Jurídica do SGB. Também participaram do encontro representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Ibama, Polícia Federal, entre outros.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Brasil e França dialogam sobre fortalecimento e expansão de parceria técnico-científica 

Representantes do Serviço Geológico do Brasil e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França se reuniram nesta terça-feira (24), na sede do SGB, em Brasília

26/09/2024

SGBeduca e Secretaria de Estado da Educação do Paraná promovem curso de atualização em geociências no Parque da Ciência

Atividade contou com 60 participantes, que receberam materiais pedagógicos exclusivos, como kits com coleção de rochas e minerais e réplica de fósseis

26/09/2024

Seca no Pantanal: em Porto Murtinho (MS), Rio Paraguai atinge a cota mínima histórica registrada em 1971

Nesta quarta-feira (25), marca chegou a 73 cm, conforme indica monitoramento do Serviço Geológico do Brasil

25/09/2024