COP30: SGB discute caminhos para reduzir dependência de fertilizantes e fortalecer segurança alimentar no Brasil
COP30: SGB discute caminhos para reduzir dependência de fertilizantes e fortalecer segurança alimentar no Brasil
Pesquisadoras Emanuela Brod e Ioná Cunha apresentaram soluções geocientíficas para uso sustentável de recursos minerais e ampliação da autonomia do país na produção agrícola
Belém (PA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Embrapa Cerrados apresentaram, nesta terça-feira (12), o painel “O Brasil como Player Global para Segurança Alimentar: Pesquisa e Exploração Geológica de Fosfato, Potássio e Agrominerais Silicáticos para Diminuição da Dependência Externa de Fertilizantes e Promoção Da Sustentabilidade Ambiental”, na AgriZone da COP30, em Belém.
A atividade contou com apresentações das pesquisadoras do SGB Emanuela Brod e Ioná Cunha, chefe da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos do SGB; e do pesquisador da Embrapa Cerrados Éder Martins, que destacaram as ações do SGB voltadas à redução da dependência brasileira de insumos importados para a agricultura. A moderação do painel foi realizada pela pesquisadora do SGB Lúcia Travassos.
Durante o evento, foram apresentados resultados de três projetos estratégicos conduzidos pelo SGB:
- Avaliação do Potencial de Fosfato no Brasil;
- Avaliação do Potencial de Potássio no Brasil; e
- Avaliação do Potencial Agromineral do Brasil.
As pesquisadoras destacaram que os resultados obtidos nas diversas regiões do país apontam novas oportunidades de exploração sustentável, especialmente em áreas com potencial para produção de fosfato, potássio e remineralizadores de solo. Esses avanços reduzem riscos exploratórios, fomentam investimentos privados e fortalecem o agronegócio nacional e a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.
Confira a programação do SGB nos próximos dias:
Nesta quinta-feira, o SGB estará presente na Zona Verde com duas apresentações: “Riscos Naturais e Resiliência Climática na Amazônia”, com a pesquisadora Sheila Gatinho Teixeira, das 9h30 às 10h20, na Sala Seringueira; e “Pesquisa de Minerais Críticos e Estratégicos no Pará para a Transição Energética Global: A Importância da Geologia para a Pauta Ambiental”, apresentada por Lúcia Travassos, das 12h30 às 13h20, na Sala Castanheira.
Na Casa da Biodiversidade e Clima, o pesquisador do SGB Marcelo Vasquez participará, às 14h, do painel Futuro da Mineração Sustentável e Transição Justa, ao lado do diretor-executivo da PLS Brasil, Dale Henderson; do secretário Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental do Governo do Pará, Rodolpho Zahlut; e da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis. A moderadora do painel será a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo.
Acompanhe a programação do SGB na COP30
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br