Serviço Geológico do Brasil celebra os 55 anos protagonizando ações que impulsionam desenvolvimento sustentável do país

15/08/2024 às 19h43
 | Atualizado em: 20/08/2024 às 18h25
Ouvir Notícia

Comemorações ocorreram nesta quinta-feira (15), Em Brasília e em diversas outras unidades
 

Foto: Raíto Santana/SGB

Brasília (DF) – Os avanços em pesquisas geológicas e em ações que contribuem para a gestão territorial e dos recursos hídricos marcam os 55 anos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), celebrados nesta quinta-feira (15). Durante a cerimônia de comemoração, realizada na sede, em Brasília, e transmitida para outras unidades, foi destacada a importância dos profissionais da instituição para essas conquistas.

“Os profissionais são o coração do SGB. Nós temos aqui vários profissionais com muita qualidade, mas, sobretudo, profissionais que amam essa empresa. Observamos e vemos no olhar de cada um a dedicação, o empenho e o amor pelo SGB. São 55 anos bem vividos”, afirmou o diretor-presidente Inácio Melo em mensagem de vídeo. 

O diretor-presidente reafirmou o compromisso em atuar para fortalecer a empresa: “Vou lutar muito para que o SGB seja uma empresa ainda melhor de se trabalhar. O SGB ainda não é reconhecido como deveria e tem um grande potencial para assumir protagonismo em diversas áreas. Temos profissionais capacitados para fazer essa revolução”.

Nas comemorações, o diretor de Administração e Finanças (DAF), Cassiano Alves, agradeceu a todos pelas contribuições. “Cada um deposita o conhecimento, esforço e emprega a atividade para que o SGB possa cumprir sua linda missão de nutrir o país com informações que geram riqueza e informações que protegem a vida”, destacou.

História e superação

 

A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho, recordou a história do SGB, criado em 15 de agosto de 1969 como Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM). De acordo com ela, a trajetória é marcada por conquistas, desafios e superações. “Passamos por momentos difíceis, sobrevivemos e somos resilientes”, disse. 

Na ocasião, o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Valdir Silveira, também ressaltou o importante papel que cada um exerce na empresa: “Cada colaborador, com empenho e coragem, contribuiu para trazer o SGB ao patamar de excelência que conhecemos hoje. Essa jornada não foi fácil, mas a colaboração e o trabalho em equipe nos guiaram e nos fizeram mais fortes”. 

Para a diretora de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Sabrina Góis, o momento é também oportuno para refletir sobre o futuro: “Nossa missão de fornecer as bases para o desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos nunca foi tão relevante. Tenho plena consciência de que, com o comprometimento de vocês, vamos continuar a honrar e levar o legado do SGB para a frente”.

A cerimônia também contou com a homenagem realizada pelo secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) do Ministério de Minas e Energia, Victor Saback.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Seca se intensifica na região amazônica, e Rio Negro pode ficar abaixo dos 12 m em Manaus (AM)

39º Boletim de Monitoramento da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil nesta terça-feira (24), indica que rio chegou à marca de 13,73 m na capital – a 4ª menor da história

27/09/2024

Museu de Ciências da Terra destaca acessibilidade na 18ª Primavera de Museus

A programação especial ocorre neste sábado (28), no Rio de Janeiro

27/09/2024

Brasil e França dialogam sobre fortalecimento e expansão de parceria técnico-científica 

Representantes do Serviço Geológico do Brasil e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França se reuniram nesta terça-feira (24), na sede do SGB, em Brasília

26/09/2024