O setor mineral é um dos pilares da economia brasileira, representando cerca de 4% do PIB nos últimos anos. O Serviço Geológico do Brasil tem a missão de gerar e disseminar o conhecimento geológico de qualidade para a sociedade brasileira, incluindo a Indústria Mineral, o setor Energético e o Setor Agroindustrial. Assim, geramos ao longo da nossa história mapas, relatórios temáticos e mapas de potencial mineral direcionados para a tipificação e descrição de províncias e recursos minerais por todo o país. Desta maneira, o Serviço Geológico do Brasil disponibiliza esta plataforma para seus clientes e usuários, com diversos níveis de informação acerca deste tema.
Aqui é apresentado o Estado da Arte dos projetos temáticos de recursos minerais no Brasil a cargo do Serviço Geológico do Brasil em diferentes escalas de referência, com acesso fácil e tempestivo aos produtos resultantes dos projetos realizados ao longo de três ciclos de execução (1969-1993 – incluindo a fase de “pesquisa própria”, ainda como Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, 1994-2002 – fase “pré-Sistema de Informações Geográficas” e 2003-atual).
O Plano de Trabalho 2024 de projetos temáticos de recursos minerais é disponibilizado com todas as informações básicas dos projetos atualmente em desenvolvimento pelo SGB, para dar ampla transparência aos recursos investidos.
Considerando estudos temáticos de substâncias estratégicas para o Brasil, com a missão de investigar o potencial de áreas inexploradas e de fomentar as novas descobertas minerais o SGB, através da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), disponibiliza nesta plataforma o Plano Decenal de Projetos de Recursos Minerais, na expectativa de receber a contribuição de seus diversos usuários, para otimização de esforços e resultados de forma consistente e transparente.