Léxico Estratigráfico do Brasil


  Unidade: SAPUCARI, Membro
  Idade: Turoniano/Santoniano Inferior
  UF: SE,
  Termo(s): Calcário (orig.), Membro,
  Local tipo: Sapucari, no vale do rio Sergipe, estado de Sergipe.
  Autor(es): CAMPBELL, D.F., 1948b;
  Citação Original:

  A formação Sapucari, que abrange os calcários de Sapucari, as pedreiras de Pindoba e os calcários ao redor de Cotinguiba, tem a espessura aproximada de 320 m, e de coloração levemente cinzenta a creme e apresenta camadas delgadas de calcário compacto de granulação fina. E em parte, folheada, com intercalações de folhelho e marga e muitas das suas rochas exalam leve odor de petróleo. (Pág. 145). 

  Comentário:

  CAMPBELL, op. cit., separou os calcários maciços (Sapucari), dos estratificados (Laranjeiras). BENDER (1957) os reuniu sob a denominação de Formação Sapucari/Laranjeiras. Finalmente SCHALLER (1969) definiu a Formação Cotinguiba dividindo-a em dois membros: Aracaju e Sapucari, este englobando a facies Laranjeiras. 

  Bibliografia:

  CAMPBELL, D.F. Estado de Sergipe. In: BRASIL. Conselho Nacional do Petróleo. Relatório de 1946. Rio de Janeiro, 1948b. p. 135-47. BENDER, F. Stratigraphic units in Sergipe Basin. Rio de Janeiro, PETROBRÁS/DEPEX, 1957b. Inédito. SCHALLER, H. Revisão estratigráfica da Bacia de Sergipe/Alagoas. B. Técn. Petrobrás, Rio de Janeiro, 12 (1): 21-86, jan./mar. 1969 

  Compilador:

  Augusto José Pedreira, Milton Brand Baptista (CPRM) 

Retorna