Léxico Estratigráfico do Brasil


  Unidade: SANTA ISABEL, Complexo
  Idade: Arqueano
  UF: BA,
  Termo(s): Complexo,
  Local tipo: Serra de Santa Isabel, a oeste da cidade de Guanambi, estado da Bahia.
  Autor(es): BARBOSA, O.; COSTA, L.A.M. da, 1972;
  Citação Original:

  A divisão em duas unidades litológicas, Complexo Guanambi e Complexo Santa Isabel, constante no mapa e apresentada neste relatório, não possui inferências de ordem litoestratigráfica. Trata-se simplesmente de uma reunião de conjuntos litológicos que apresentam contrastes marcantes entre si. Estes contrastes são de ordem petrográfica e geomorfológica. Embora mais de um tipo de rocha possa ocorrer em unidades distintas, as unidades assinaladas em seu conjunto, mostram diferenças importantes. (Pág. 10). 

  Comentário:

  Segundo BARBOSA & COSTA, op. cit., o Complexo Santa Isabel ocorre entre a planície de Guanambi e a serra do Espinhaço, em uma longa e estreita faixa que forma um patamar de cotas entre 800 e 850 metros, entre a planície e a serra. Esta faixa, ainda segundo os autores citados, é constituída por uma grande variedade de rochas de alto grau de metamorfismo, com termos básicos e ultrabásicos metamorfizados ou não. De acordo com SÁ et alii (1976), neste complexo os migmatitos de composição intermediária constituem a litologia mais desenvolvida. 

  Bibliografia:

  BARBOSA, O. & COSTA, L.A.M. da. Projeto Leste do Tocantins/Oeste do Rio São Francisco; fase IV Mapeamento Sistemático - II Etapa de Campo. Rio de Janeiro, DNPM/CPRM, 1972. v. 1A. Inédito. SÁ, E.F.J. de et alii. Novos dados geocronológicos sobre o cráton São Francisco no estado da Bahia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 29, Ouro Preto, 1976. Anais do..., Belo Horizonte, SBG, 1976. v. 4, p. 185-204. 

  Compilador:

  Ronaldo Ramalho (CPRM), Milton Brand Baptista (CPRM) 

Retorna