Léxico Estratigráfico do Brasil


  Unidade: CAJARI, Membro
  Idade: Siluriano
  UF: AM, PA, AP,
  Termo(s): Membro,
  Local tipo: Rio Cajari, afluente da margem esquerda do rio Amazonas, no território federal do Amapá.
  Autor(es): BREITBACH, J.W., 1967;
  Citação Original:

  O Membro Cajari consiste principalmente de siltito laminado, cinza-esverdeado a amarelado, com planos de estratificação altamente micáceo (sericita); intercala arenitos muito finos, argilosos, laminados, lentes de quartzito e leitos de folhelho siltico. As camadas mostram estratificação ligeiramente ondulada a irregular e lenticular. Na perfilagem a unidade mantém uma baixa radioatividade, mas o correspondente registro e muito mais irregular que o do Membro Nhamundá superposto. (Pág. 225). 

  Comentário:

  LANGE (1967) enquadra o membro Cajari na Formação Trombetas, sobreposto ao membro Urubu e sotoposto ao Membro Nhamundá. CAPUTO et alii (1971) propõem o abandono do Membro Cajari, tendo reunido as rochas deste membro e do membro Urubu, no membro Autaz-Mirim. 

  Bibliografia:

  BREITBACH, J.W. Geology of the Rio Cajari. Belém, PETROBRÁS/DEPEX, 1967. Inédito. LANGE, F.W. Subdivisão bioestratigráfica e revisão da coluna siluro-devoniana da bacia do baixo Amazonas. In: SIMPÓSIO SOBRE A BIOTA AMAZÔNICA, Belém, 1966. atas do..., Rio de Janeiro, CNPq, 1967. v. 1, p. 215-326. CAPUTO, M.V. et alii. Litoestratigrafia da bacia do Amazonas. Belém, PETROBRÁS/RENOR, 1971. 92 p. Inédito. 

  Compilador:

  Hélio Canejo da Silva Cunha (CPRM), João Orestes Schneider dos Santos (CPRM), Milton Brand Baptista (CPRM) 

Retorna