Léxico Estratigráfico do Brasil


  Unidade: BARRO NOVO, Membro
  Idade: Holoceno
  UF: ES,
  Termo(s): Membro,
  Local tipo: Vila de Barro Novo, com seção-tipo nas sondagens PP-117 e PP-118, nas proximidades da fazenda Itapuri, a 8 km leste de Linhares, estado do Espírito Santo.
  Autor(es): PIAZZA, H.D., ARAUJO, M.B. de, BANDEIRA JR., A.N., 1974;
  Citação Original:

  Membro Barro Novo. Este membro constitui a parte superior da formação Linhares e apresenta litologia variada, pois corresponde aos depósitos de planície deltáica, onde a sedimentação é complexa. ... Compõem o membro sedimentos depositados nos diversos subambientes de planície de inundação, diques naturais e canais fluviais. Constituem-se de areias quartzosas finas a grosseiras, mal a regularmente selecionadas, em parte conglomeráticas, micáceas, com abundantes minerais escuros, siltes argilosos, argilas sílticas e arenosas, muito micáceas e com abundante matéria orgânica, turfas e vasas orgânicas. Este membro tem espessura variável, desde apenas 0,5 m, como se observou a 7 km nordeste de Vila do Riacho, onde se encontrou meio metro de turfa sobre areias grosseiras do Membro Povoação, até mais de 30 m como ocorreu na sondagem PRD-15-ES, locada a 20 km sudeste de Linhares. Nesta perfuração foram amostrados mais de 30 m de areias de canais fluviais, desde a superfície até a profundidade final do poço, sem que se tenha alcançado a base do membro. O limite superior deste membro, que corresponde ao limite superior da Formação Linhares, constitui a atual superfície quaternária do delta Rio Doce. Seu contato com o Membro Povoação já foi discutido anteriormente. (Pág. 170). 

  Comentário:

  Os membros Povoação e Barro Novo compõem a Formação Linhares. 

  Bibliografia:

  PIAZZA, H.D. et alii. Litoestratigrafia do Quaternário do Espírito Santo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 28, Porto Alegre, 1974. Anais do..., Porto Alegre, SBG, 1974. v. 3, p. 159-72. 

  Compilador:

  Milton Brand Baptista (CPRM), Ronaldo Ramalho (CPRM) 

Retorna