Léxico Estratigráfico do Brasil


  Unidade: BARREIRINHA, Membro
  Idade: Eo-Devoniano
  UF: PA, AM,
  Termo(s): Folhelho (orig.), Membro,
  Local tipo: Margem direita do rio Tapajós acima da localidade de Pauhynin, estado do Pará.
  Autor(es): CARVALHO, P.F. de, 1926;
  Citação Original:

  ... A montante do igarapé de Urucury, no local denominado Maloquinha, aflora um banco de arenito de 8 metros que na parte superior é argilloso, amarellado, e embaixo, areia quasi pura. Este arenito é do carbonífero, e deve vir intercallado ao calcáreo. Na margem oposta, acima do local denominado Pauhynin, apparece affloramento de folhelho cinzento que se estende nessa margem até a boca do rio Tapacurá-assú. Para facilitar a exposição, passaremos a chamar este folhelho, que as vezes se torna betuminoso, de "folhelho de Barreirinha", por ser nesta localidade o último ponto em que elle apparece a montante. (Pág. 53). 

  Comentário:

  MOURA (1932) fixa definitivamente a idade devoniana dos folhelhos Barreirinha e a sua referência à Formação Curuá, baseando-se nos fósseis encontrados em afloramentos no igarapé de São Florêncio, afluente do Tapajós. LANGE (1967) pesquisando as camadas devonianas da Amazônia, designa de membro Barreirinha a unidade basal da Formação Curuá, constituída de folhelhos pretos, bem laminados, encerrando númerosas concreções de calcário azulado, quase preto, com estrutura de "cone-in-cone" bem desenvolvida e raras concreções arenosas. CAPUTO et alii (1971) citam como seção de referência do membro Barreirinha o intervalo 2.717 m.a. 2.978 m do Poço 2-LF-ST-1-AM. É composto por folhelhos escuros, laminados, folhelhos carbonosos e raros arenitos finos, micáceos. 

  Bibliografia:

  CARVALHO, P.F. de. Vale do rio Tapajós. B. Serv. Geol. Mineral. Bras., Rio de Janeiro, n. 15, 1926. p. 33-80. MOURA, P. de. Reconhecimentos geológicos no vale do Tapajós. B. Serv. Geol. Mineral. Bras., Rio de Janeiro, n. 67, 1932. 49 p. LANGE, F.W. Subdivisão bioestratigráfica e revisão da coluna Siluro-Devoniana da bacia do baixo Amazonas. In: SIMPÓSIO SOBRE A BIOTA AMAZÔNICA, Belém, 1966. Atas do..., Rio de Janeiro, CNPq, 1967. v. 1, p. 215-326. CAPUTO, M.V. et alii. Litoestratigrafia da Bacia do Amazonas. Belém, PETROBRÁS/RENOR, 1971. 92 p. Inédito. 

  Compilador:

  Hélio Canejo da Silva Cunha (CPRM), João Orestes Schneider dos Santos (CPRM) 

Retorna