Léxico Estratigráfico do Brasil


  Unidade: ARMADA, Facies
  Idade: Permiano
  UF: RS,
  Termo(s): Facies,
  Local tipo: Ao longo da BR-293, entre Dom Pedrito e Livramento, a leste do rio Ibicuí da Armada, estado do Rio Grande do Sul.
  Autor(es): FIGUEIREDO FILHO, P.M., 1972;
  Citação Original:

  Foi também usado, informalmente, o têrmo fácies Armada para definir a fácies superior da Formação Estrada Nova no Rio Grande do Sul, caracterizada pelas intercalações arenosas nos lamitos vermelhos, que tendem a ser mais abundantes para o topo. Esses corpos arenosos são lenticulares, com espessuras raramente superiores a 60 centímetros, que gradam superior e inferiormente para siltitos; possuem, às vezes, incorporados, pequenos restos de argilas, indicando um retrabalhamento pelas correntes mais fortes, a estratificação é geralmente plano-paralela. (Pág. 230). 

  Comentário:

  A Facies Armada apresenta variações gradacionais no contato inferior, sendo o contato superior com a Formação Rosário do Sul, discordante. Compreende corpos lenticulares de arenito, leitos calcários e concreções calcárias elipsoidais. Os corpos de arenito gradam para siltitos e incluem raspas de argilas que indicam ambiente de sedimentação a base de retrabalhamento dos depósitos lagunares por correntes mais fortes (FIGUEIREDO FILHO & BORTOLUZZI, 1975). 

  Bibliografia:

  FIGUEIREDO FILHO, P.M. A faciologia do Grupo Passa Dois no Rio Grande do Sul. R. Bras. Geociênc., São Paulo, 2 (4): 216-35, 1972. FIGUEIREDO FILHO, P.M. & BORTOLUZZI. Léxico Estratigráfico do Rio Grande do Sul. Pesquisas, Porto Alegre, n. 6, 1975. 74 p. 

  Compilador:

  Fátima Maria do Nascimento (CPRM), Sabino Orlando Conceição Loguercio (CPRM) 

Retorna