O que é CPSI?

Todos os dias, órgãos públicos enfrentam demandas complexas que exigem soluções tecnológicas especializadas. Muitas vezes, porém, essas instituições não dispõem de ferramentas desenvolvidas sob medida para atender a essas necessidades. Nesse cenário, a colaboração com o setor privado surge como um caminho estratégico para impulsionar a inovação, permitindo a criação e o teste de novas tecnologias específicas para o setor público.

É justamente para isso que existe o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI). Criado pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador – Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021 – o CPSI é uma modalidade de contratação especial que possibilita ao Poder Público contratar e experimentar soluções inovadoras em fase de desenvolvimento, de forma segura e controlada.

No Serviço Geológico do Brasil (SGB), o CPSI é utilizado para buscar respostas inovadoras para desafios nas suas atividades principais e administrativas. Esse modelo de contratação permite ao SGB explorar novas abordagens tecnológicas, melhorar processos internos e aumentar a eficiência das operações geológicas e ambientais. Esses desafios estão organizados em Grandes Temas, que abrangem áreas estratégicas para as quais o SGB busca inovações e soluções específicas.

Consulta Pública Aberta

De 26/05/2025 a 25/06/2025, a SGB abre consulta pública para receber contribuições da sociedade e do mercado.

  • Envie suas sugestões para aprimorar o Documento de Descrição do Desafio e orientar a construção do orçamento.
  • Encaminhe seu e-mail para cpsi@sgb.gov.br, com o assunto CPSI SGB 01/2025, até 25/06/2025.

O edital do chamamento está previsto para o 2º semestre de 2025.

Participe e ajude a construir um processo mais transparente e colaborativo!

Grandes Temas

Gestão de Pessoas | 1 Desafio

Gestão de Pessoas

Como o Serviço Geológico do Brasil (SGB) pode utilizar tecnologias avançadas para garantir a segurança dos colaboradores em atividades de campo, por meio da identificação e elaboração do gerenciamento de riscos nos projetos desenvolvidos no SGB, contendo informações administrativas e dos EPIs necessários para mitigar gastos, com especificações técnicas e orientações personalizadas para cada atividade?

Descrição do desafio

A complexidade e o grande número de projetos desenvolvidos pelo SGB exige segurança nas expedições de campo, com a necessidade de gerenciamento de risco específico para o projeto, com o mapeamento de riscos e o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que devem ser escolhidos de acordo com as atividades e os riscos específicos de cada operação. A ausência de uma análise tecnológica que elabore a gestão de riscos para um projeto e identifique automaticamente os EPIs necessários para cada tarefa, considerando o tipo de atividade, o ambiente e as condições de trabalho, pode expor os colaboradores a acidentes e comprometer sua segurança. Este desafio busca uma solução tecnológica que, além de definir medidas administrativas para o gerenciamento de riscos, avalie os EPIs ideais para cada atividade, forneça informações técnicas detalhadas sobre o uso e manutenção dos equipamentos, emitindo avisos e orientações aos colaboradores sobre a importância de sua utilização. A solução deve também integrar notificações em tempo real sobre pontos de apoio próximos, como hospitais e delegacias, de forma a alertar o colaborador sobre riscos específicos, e o correto uso dos EPIs durante a atividade.

Documentos do Desafio


Por que isso é um desafio para o SGB?

O SGB realiza atividades de campo em áreas de difícil acesso e condições adversas, o que aumenta os riscos para os colaboradores. Sem uma ferramenta que elabore a gestão de riscos para a atividade, e recomende automaticamente os EPIs necessários para cada tarefa, é difícil mitigar os riscos críticos, e que os colaboradores estejam suficientemente protegidos. A implementação de uma solução que faça o levantamento dos requisitos de segurança, gerenciando riscos, e especificando os EPIs, e fornecendo orientações técnicas sobre seu uso, ajudaria o SGB a padronizar a segurança e aumentar a proteção de seus colaboradores. Soluções que utilizem inteligência artificial, banco de dados sobre normas de segurança e integração com dispositivos móveis para emissão de avisos personalizados podem otimizar esse processo e reduzir significativamente a ocorrência de incidentes.

Resultados esperados da solução

❭ Elaboração do documento de gestão de risco do projeto/atividade a ser desenvolvido.

❭ Mapeamento de pontos de apoio como hospitais, delegacias próximos às coordenadas do projeto a ser desenvolvido.

❭ Definição automatizada dos EPIs adequados para cada atividade de campo, com base em uma análise de risco do projeto/atividade específica.

❭ Disponibilização de informações técnicas detalhadas sobre os EPIs, incluindo instruções de uso, manutenção e cuidados especiais.

❭ Envio de alertas e avisos personalizados aos colaboradores em campo, informando sobre os riscos a que estão submetidos durante a atividade em execução e orientando quanto ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

❭ Impacto esperado com a implementação.

❭ Fortalecimento da cultura de segurança do SGB.

❭ Mitigação dos riscos inerentes.

❭ Aumento significativo da segurança das atividades de campo, com redução de acidentes e incidentes relacionados à falta de gerenciamento de risco, ao uso incorreto ou à falta de EPIs.

❭ Maior conscientização dos colaboradores sobre a importância de realizar as atividades com segurançados EPIs, promovida por meio de notificações e orientações técnicas.

❭ Padronização das medidas de segurança, garantindo que todos os colaboradores tenham acesso às medidas administrativas, e aosaos EPIs corretos, e estejam bem informados sobre sua utilização.

Contato

Dificuldades técnicas ou dúvidas sobre o processo, entre em contato através do e-mail cpsi@sgb.gov.br.

Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC

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Comunicação Interna e Externa

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Saiba mais sobre Compras Públicas para Inovação

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) baseou-se na experiência do TCU com a Plataforma Inovacpin para planejar esta Compra Pública para Solução Inovadora (CPSI).

A plataforma é um guia prático para gestores públicos envolvidos no planejamento, na seleção de fornecedores ou na execução de contratos para inovação.