Chile, Austrália, Argentina e China detêm juntos cerca de 95% das reservas de lítio atualmente conhecidas no mundo. Depósitos de lítio do tipo salmoura são encontrados na Bolívia, Chile e Argentina, além de China e EUA. Por outro lado, depósitos de lítio em pegmatitos estão localizados na Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Congo, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Mali, Namíbia, Peru, Portugal, Sérvia, Espanha, EUA e Zimbábue.
Além desses depósitos, lítio pode também ser obtido através de argila, como ocorre no México e Estados Unidos, e outras fontes. Por contribuir com a maior parte da produção mundial de lítio, têm destaque quatro depósitos em pegmatitos na Austrália e duas minas em depósitos do tipo salmoura e uma em pegmatito na China. Além disso, operações menores no Brasil, China, Portugal, EUA e Zimbábue também contribuem para a produção de lítio no cenário global (Sumário de Commodities Minerais da USGS de 2022 e Bibienne et al., 2020).
Atualmente, os depósitos de lítio economicamente viáveis estão distribuídos em três grandes categorias (Bowell et al., 2020): 1- minérios com origem em rochas sãs (pegmatitos); 2- minérios originados em salmouras evaporíticas continentais (além de salmouras hidromórficas e geotermais - estes últimos menos expressivos); 3 - minérios originados de argilas hectoritas, e outros minerais de argilas menos comuns, que também podem conter lítio, como a jadarita. Dentre esses depósitos, destacam-se os do tipo salmouras evaporíticas, que ainda são os que contém as maiores reservas de lítio mundiais e os do tipo “pegmatitos” que contém diversos minerais de lítio, como a lepidolita, ambligonita, petalita e espodumênio, estes dois últimos sendo os mais relevantes atualmente, com uma cadeia de beneficiamento mais bem estabelecida e possuir ampla distribuição mundial.
Tendo em vista perspectivas da crescente demanda por lítio e para que essa indústria seja viável economicamente e atue de maneira sustentável pelos próximos anos, é fundamental que seja feito o aproveitamento total dos recursos disponíveis a partir do desenvolvimento de novas tecnologias para o beneficiamento desses minerais e aproveitamento de seus subprodutos.